Alexander Landau

Alexander Landau é fotógrafo e jornalista. Começou sua carreira em 1987 trabalhando em jornais, revistas de música e house-organs empresariais. Em 1990, descobre a fotografia de arquitetura contratado pela revista “Casa e Jardim”, e em 1997, inicia-se nas imagens de gastronomia pela revista “Gula”.
Colaborou com importantes títulos do mercado editorial como Casa Cláudia, Viver Bem, Casa Vogue e Prazeres da Mesa – além da já citada revista Gula.
Possui dez livros publicados na área de Alimentos – com destaque para:
AQUIM – Uma Família Apaixonada pela Gastronomia (Editora Senac Rio / 2005), Le Saint Honoré – Receitas Originais (Editora Senac Rio / 2005), A Dieta do Chef – Alta Gastronomia de Baixa Caloria (Chefe Roland Villard do Sofitel, Editora Senac Rio / 2009), Nao Hara: Culinária Japonesa, Sabores Tropicais (Editora Senac Rio / 2009) e As 101 Melhores Receitas Brasileiras – Nossos pratos clássicos apresentados como obra de arte – Ana Maria Braga (Editora Agir / 2014).
Vencedor do “Gourmand World Cookbook Awards”, importante premiação do mercado de livros sobre gastronomia e vinhos, nas categorias:
- Best Female Cookbook, de 2008, por “Cozinhar é Preciso: A História e as Receitas Portuguesas de Henriqueta e da Gruta de Santo Antônio”.
- Best Cookbook Cover, de 2009, por “Nao Hara: Culinária Japonesa, Sabores Tropicais”.
- Best Chef Book, de 2009, por “A Dieta do Chef – Alta Gastronomia de Baixa Caloria”.
Atualmente cria imagens para o mercado publicitário, ilustra embalagens para a indústria de alimentos, assina cardápios para restaurantes, além de assinar as fotografias de novos títulos para o mercado editorial.
Ministra ainda workshops de fotografia de alimentos em seu estúdio no Rio de Janeiro.
O que levou Landau a ser Fotógrafo e ainda o motiva é a possibilidade do uso da luz transformando a imagem em um momento único, repleto de poesia e liberdade visual.